Pão ou Macarrão Instantâneo ? Qual tem sido seu alimento ?


              
                Em varias passagens do evangelho de Jesus, recebemos a mensagem que assim como nosso corpo precisa de alimento, nossa alma também. E de maneira perfeita o alimento usado por Jesus para esclarecer esse ensinamento a nossa inteligência é sempre o Pão.
                Independente de traduções e etimologia de palavras, vejam como é perfeito este ensinamento para o nossos dias.
                Se no nosso cotidiano começarmos a nos alimentar somente de Macarrão Instantâneo em todas as refeições o que nos acontecerá ?
                Tenho uma amiga muito próxima que é nutricionista e sempre me avisava os males dessa dieta, o macarrão instantâneo no seu processo de fabricação passa por cozimento, fritura e  na maioria das marcas chegam a mesa com quantidade de sódio e gorduras exorbitantes. Mas quando se fala em macarrão instantâneo o que nos vem a cabeça é a praticidade, e somente esse é o nosso fator de decisão.
                Não é esse o mal da sociedade atual ? a pressa?
                Há algum tempo eu pensei muito sobre isso enquanto ouvia um pregador num encontro da RCC, ele disse : " _ O defeito dos jovens de hoje é que querem tudo pra agora, pouco se importam com a vontade e o tempo de Deus."
                Não seria esse um tipo de macarrão instantâneo da alma?  O Católico que pede a Deus uma graça, mas pede pra agora, com urgência e depois que a consegue some da Igreja ? e quando digo Igreja não me refiro à construção e sim à vivencia cristã em comunidade. Com certeza eu digo que assim como esse macarrão faz mal ao corpo, também faz mal a alma.
                Se o mesmo raciocínio for usado quanto ao pão, ai fica clara a diferença, alem da infinidade de pães diferentes que se pode fazer, todo pão é rico em carboidratos, fibras e tantas coisas mais que são saudáveis, tanto que a  Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas comam 50 kg de pão em um ano.
                 Mas enfim, ai está, a massa do pão tem todo um processo para ser feita, tem que ser amassada, ser colocado em descanso ( que é a simples espera que tanto incomoda o mundo e o jovem de hoje), depois esperar enquanto o pão assa e ainda por final se espera que esfrie pra que possa ser saboreado.
                Perceberão a beleza disso tudo ? assim deve ser nossa fé , a que busca Deus como quem quer se saciar de pão e não de macarrão instantâneo, deve ser a fé que pede que sofre as demoras de Deus (assim como o pão é amassado )  pra que quando a graça vier venha perfeita como tudo que Deus faz e não imperfeita como tudo que pedimos.
                É triste ver como as pessoas não querem se saciar de verdade, só querem uma solução rápida,  seja ela a cura de uma doença , a resposta de uma duvida ou até dificuldade financeira, infelizmente estes são os pedidos que Deus tem ouvido de nós, e na maioria das vezes quando a graça é recebida a pessoa desaparece da Igreja dos grupos de oração e tudo mais. É como se falasse já comi esse macarrão agora chega, não preciso mais. Essa ingratidão é vergonhosa e  infelizmente é a realidade dessa geração, uma geração de necessidades efêmeras e protelações instantâneas (afinal não acho que sejam a solução).
                O Pior ainda os que pela comodidade se conformam em fazer parte da clientela dessa fabrica de macarrão instantâneo, essa gigante cilada do demônio, o mestres das "soluções" rápidas e alegrias passageiras. Essas pessoas passam a vida comendo "miojo" depois agonizam pelas artérias entupidas do coração que já não encontra propósito pelo qual viver.
                Parece meio doido usar de pão e macarrão para falar de Deus, mas a intenção é exemplificar que a beleza e o valor de cada graça esta no aprendizado, no crescimento espiritual que se tem com a espera. Saibam esperar a vontade de Deus, e saibam que a maioria das nossas tristezas provém do nosso orgulho e da nossa pressa de conseguir o que queremos.
 
"Porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo.34.Disseram-lhe: Senhor, dá-nos sempre deste pão!35.Jesus replicou: Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede." (João 6; 33-35)

Texto: Cledilson Carlos dos Santos Araújo.


0 comentários:

Postar um comentário